segunda-feira, fevereiro 27, 2006, posted by Pedro Carvalho at 7:10 da tarde
Que o Carnaval é uma palhaçada, já todos o calculam mas eis as minhas razões para abominar o Carnaval, talvez a pior época do ano!
No Carnaval (Entrudo é português de mais para estar na moda e ser utilizado) toda a gente acha imensa piada aos desfiles, à folia, à cor, aos bailes de máscaras para a classe alta e todas esses acontecimentos que inspiram as mais variadas sensações visuais, não fosse o Carnaval uma festa de cor e luz. Ora tudo isto é uma equação óbvia de mais para eu a apoiar, pelo contrário, sou altamente contra o slogan que se adapta perfeitamente ao ignorante povo português "pão e circo".
Nesta época em que tudo é luxo e colorido, tudo tapa a desgraça social (no caso do Brasil) e tudo mostra o terrível contraste entre ricos em bailes patrocinados pelas revistas do jet-set em Veneza e pobres amontoados juntamente com os turistas fanáticos entre as moças despidas sobre a chuva de Alcobaça ou sobre o calor abrasador dos trópicos por entre duas bandeiras apelando ao uso dos preservativos!
Mas focando-me agora mais na vida pessoal de cada um e do nosso país o que é tudo isto? É palhaçada todo o ano! Para quê colorir a palhaçada durante três dias?!?
E se querem que vos diga muito pessoalmente passo 365 dias rodeado de máscaras falsas e por vezes tão bonitas que quase me enganam. Quase ou enganam mesmo, sei lá eu se não estou a ser enganado por meia duzia delas, das permanentes, não as de Carnaval!
Por fim, se o Carnaval é uma data em que sonhamos e concretizamos ser o que não somos todo a ano recomendo mais verdade, mais seriedade, mais convicção, mais luta pelo que achamos justo, mais amizade verdadeira, menos traíção, enfim, talvez fazer do Carnaval uma espécie de Natal.
Bem... Também se assim fosse isto deixava de ser uma palhaçada e perdia a piada e as máscaras, talvez seja melhor isto continuar com mulheres desfasadas de qualquer realidade como é o caso de mulheres vestidas "à Verão em pleno Inverno", talvez seja melhor continuar a bater palmas nos desfiles onde os míudos desengonçados vão fazendo quilómetros, talvez devamos continuar a sonhar com bailes de máscaras, talvez será melhor ficar assim.
E eu? Bem, eu continuarei a recusar os convites, os fatos alternativos e acima de tudo... As máscaras...
Fiquem bem
 
4 Comments:


At terça-feira, fevereiro 28, 2006 4:58:00 da tarde, Blogger Rodrigo Cordeiro Escapa

eh pah...discordo e nao discordo...

discordo quando dizes que o se o carnaval e para sermos num ou dois dias aquilo que gostariamos devia de haver "mais verdade, mais seriedade, mais convicção, mais luta pelo que achamos justo, mais amizade verdadeira, menos traíção, enfim, (...)". E discordo porque? porque ninguem é proibido de sonhar e quem o é vive uma vida do estilo autista...à margem do mundo,porque o mundo é feito de sonhos...isso mesmo...sonhos...que nunca se irao realizar (a maioria deles)...mas...e se se realizassem...n era bom? pelo menos para as crianças...ficariam felizes se pelo menos 1 dia pudessem ser o super homem a serio ou se uma menina pudesse ser a cinderella! Pois..mas nao pode...entao ela no carnaval brinca ao faz de conta e é cinderela por um dia.

Por outro lado, quando digo que concordo com o texto é quando dirigies o texto para a parte mais adulta, pelo menos indirectamente. Pois se a minha opiniao e aquela que escrevi em cima, tambem penso que o carnaval, à semelhança do natal, é para as crianças e que os "grandes" se se quiserem mascarar, que o fizessem, mas com maneiras! E de preferencia que não se andassem para ai a pavonear para ver quem e mais engraçado...sim, porque isso acontece..

paz[]

 

At quarta-feira, março 01, 2006 4:59:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Olhe ... eu não vi miudas despidas no desfile debaixo de chuva de Alcobaça porque eeste já não se realiza há pelo menos 3 anos!!
Quanto ao facto de os adultos gostarem de Carnaval ... eu orgulho-me imenso de ter espírito infantil de quando em vez!Eu não acho piada nenhuma aos desfiles. Mas gosto dos bailes e não são da classe alta!
Quanto ao facto de se tapar a desgraça social, com a desgraça que vai neste pobre país, valha-nos o Carnaval, ele ao longo dos tempos serviu como meio de caricaturar e "maldizer" a vida de todos os dias...
Mas é uma pessoa amarga não é??? Anime-se seja mais positivo

 

At quarta-feira, março 01, 2006 6:02:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Eu discordo completamente Pedro!O carnaval é tempo de alegria,alegria essa que contrasta com muitos dos quotidianos de muito boa gente que por aí anda. A vida é pa ser vivida com alegria e se o carnaval for pretexto para saltar,correr e cantar(e ainda por cima com raparigas c pouca roupa à mistura lol),viva o carnaval,pena ser só uma vez por ano!

Abraço e fikem bem [[]]

 

At quarta-feira, março 01, 2006 7:05:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Relativo---> a vida poderá muito bem ser feita de sonhos mas não é o carnaval que os concretiza e quanto à vida ser o sonho concordo plenamente mas tambem tera necessariamente de ser algo mais, algo mais palpavel! Quanto as crianças embora elas tenham capacidade de sonhar todo o ano, eu pelo menos imaginava-m bombeiro e policia td o ano, tão no pleno direito de se mascarar mas n t eskeças k antigamente n existia nada disso e as crianças eram felizes, tanto ou mais do que agora, mas pelo menos tanto seriam.
Eu pessoalmente nunca gostei do carnaval e reafirmo-o com todo a convicção, especialmente dakele carnaval em k nos vestiram de papagaios de papel, lembras-t? :p eu lembro-me!! lol e olha k n fomos nos a escolher o "nosso sonho".
Anónimo---> obrigado pela informação do desfile de alcobaça, parece k ganahram juízo... Kanto ao "valho-nos o carnaval" é uma visão conformista da qual eu n partilho e quanto ao ter servido para caricaturar pouco ou nada vi nos ultimos tempos até porque não é esse o carnaval que está na moda. O carnaval dos farracos e dos gigantones, esse sim caricaturaria mas aquele que "importamos" todos os anos não tem essa função. Quanto ao ser amargo diria que não tanto como o senhor ou senhora que não sei o nome, dado a irritação e SIM AMARGURA com k escreveu. Bem, se for duma terra em k o carnaval tem tradição em ser moderno e vazio eu compreendo. E embora não sei se me conheçe ou não calculo que não, se conhece saberia que me animo com coisas uteis. Chama-me pragmático ou então peço desculpa por achar o carnaval algo futil, é que n queria ofender o anonimo ofendido.
Jota---->Grande jota, como deves calcular não sou contra a felicidade, alias estive contigo no carnaval, não mascarado como tu mas tive lá. E para ti reafirmo a ideia de que a alegria para eskecer o quatidiano n é viavel.
conclusão---> Agradeço os comentarios, que neste caso foram construtivos. O debate de ideias é ideal num blog. Agradeço a vossa participação e embora discordante estarei de acordo na kestao do "Relativo" em k o sonho será sempre necessario à vida.
Fiquem bem