sexta-feira, junho 30, 2006, posted by Pedro Carvalho at 10:26 da tarde
Andávamos a viver um período de "Pasmaceira". Hoje esse período foi infelizmente interrompido. Não poderia deixar escapar algo que torvou o meu espírito que pelo facto de ser democrático, coisa que talvez não abunde em determinados concelhos deste país, ficou abalado por notícias locais e nacionais que me deixam estupefacto.
Ao nível local, o Presidente da Assembleia Municipal por ter usado da palavra, teve um acto que consideraram imeditamente de "abuso de palavra", porque isto de criticar os companheiros de partido tem os seus custos. Uma nota de indignação perante tal facto, parece que o "abuso de palavra" tratou-se de dar voz a Sérgio Leal, vereador pelo PS. O Presidente da Assembleia Municipal, cumprindo o seu dever de forma, que ao que me chegou, foi lícita e correcta está a sofrer do mal de "Democracias Condicionadas".
Substancialmente mais grave que este facto é a "Democracia Condicionada" da Câmara Municipal do Porto. Soube com surpresa e preocupação que o Presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, praparou uma plano de financiamento camarário em que só serão abrangidas as instituições que se comprometam a não criticar a Câmara do Porto.
Se tantos lutaram por um estado de direito, justo, livre, que se regesse por uma Constituição Democrática, questiono-me sobre o porquê de os políticos eleitos democraticamente tomarem medidas anti-democráticas a fim de manter o poder a todo o custo.
A Democracia é o poder do povo, serve-o a ele e a ninguem nem nada mais!
Por esta máxima pela qual luto e acredito entristece-me e preocupa-me a mediocridade de medidas que são abertamente anti-democráticas. Preocupa-me a falta de visibilidade que a imprensa dá à chacina de valores democráticos praticados de forma mais ou menos encoberta neste país.
Não foi por isto que tantos lutaram, e desvios tão graves à identidade democrática como estes, só tem de ser vetados e ter a reprovação de todos aqueles que acreditam na Democracia, ou se preferirem, no sistema político que conduz a humanidade ao progresso em liberdade, paz e verdade.
Fiquem bem